PARÓQUIA SANTA EFIGÊNIA - 20 ANOS A SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO -

Construída no ano de 1723, a Igreja de Santa Efigênia, situada no Alto da cruz, pertencia à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Com o passar dos anos, percebeu-se a necessidade cada vez mais urgente de se criar uma nova Paróquia para dar assistência espiritual e pastoral aos habitantes do alto da Cruz e demais bairros situados próximos à Igreja de Santa Efigênia. Buscando alcançar esta finalidade, foi constituída uma equipe que, com o apoio e sob o comando do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, viabilizou a criação da nova paróquia.  Foi esta equipe quem apresentou a Dom Luciano, arcebispo de Mariana na época, os anseios do povo e as reais necessidades da criação da Paróquia de Santa Efigênia.
Após a decisão de se criar a nova paróquia, percebeu-se a necessidade de se ter um sacerdote residindo na sede da mesma para atender as diversas comunidades. O sacerdote escolhido e enviado para ser o primeiro pároco da recém criada paróquia foi o Pe. José Geraldo de Oliveira. No dia 14 de agosto de 1994, foi instituída a nova Paróquia dedicada á princesa da Núbia e nesta mesma data tomou posse como pároco o referido sacerdote. Coube a ele organizar as comunidades, motivar as pastorais e movimentos, enfrentar os desafios próprios da paróquia recém- criada.  Foram anos de intenso trabalho e grandes provações sofridas pelo pároco zeloso e competente.
Durante estes 20 anos de existência, a paróquia Santa Efigênia foi agraciada com a presença de muitos sacerdotes. Dentre os párocos, citamos; Pe. Marcelino, Pe. José Sena, Padre Marcelo Santiago, Pe. José Eudes (que foi feito bispo da Diocese de Leopoldina durante a sua atuação como pároco) e, atualmente, Pe. Luiz Carlos dos Santos. Também muitos vigários paroquiais dedicaram parte do seu tempo para o atendimento do povo de Deus nesta paróquia. São eles: Pe. Geovane Luis da Silva (que foi administrador da paróquia durante alguns meses), Pe. Geraldo Luzia, Pe. Rocha, Pe. Edmar Gomes, Pe. Geovanni Rinaldi e atualmente, Pe. Edmar José da Silva, que também foi administrador da paróquia durante o período de vacância após a eleição de Dom Eudes. Não podemos nos esquecer também do grande e fiel colaborador desta paróquia, o diácono Pedro Barbosa. Também tivemos a presença marcante de diversos seminaristas, muitos deles são sacerdotes atualmente e continuam nutrindo um grande carinho pelo povo de Deus desta Paróquia. Dentre eles, citamos: Pe. Régis (Diocese de Paracatu), Pe. Glauber, Pe. Jean, Pe. Daniel, Pe. João Paulo, Pe. Celino (Diocese de Governador Valadares), Pe. Philipe (diocese de Divinópolis), diácono Luciano Roberto, Diácono Tiago, etc. Não podemos esquecer também das presenças sempre amigas de Cônego Agostinho e de Dom Barroso, que afirma ser a paróquia de Santa Efigênia uma das mais abençoadas de Ouro Preto. Também devemos lembrar dos trabalhos das religiosas que aqui residem e que é de fundamental importância para a concretização do Reino de Deus entre nós.
Os trabalhos de evangelização e organização pastoral na Paróquia de Santa Efigênia, frutificaram também graças à atuação das diversas lideranças leigas, nos diversos serviços e ministérios pastorais. O povo simples desta paróquia, de modo generoso e entusiasmado, fez com que esta porção do povo de Deus colhesse grandes e preciosos frutos durante estes 20 anos de existência.

Agradecemos a Deus por esses 20 anos de caminhada e pelas vocações sacerdotais nascidas no seio desta comunidade paroquial, a saber, Padre Luiz Antônio Reis, Padre Maurício, Padre Anderson Eduardo, Padre Edson Francisco, Padre Daniel Lima.   A todos, nosso reconhecimento, respeito e eterna gratidão.












































































0 comentários:

Postar um comentário

MAIS

Artigos

Visualizações